Não é a primeira vez que o Straddling Bus aparece no Nosso Mundo. A diferença é que antes parecia apenas um projeto maluco de um engenheiro oriental e, agora, é um investimento representativo do governo chinês. O objetivo é diminuir o caos e os congestionamentos gigantes das principais vias da capital Pequim.
O ônibus, uma espécie de engolidor de carros, vai abocanhar US$ 75 milhões (cerca de R$ 125 milhões) em investimentos. A expectativa é que, com o Straddling Bus, os engarrafamentos diminuam em 30% nas principais vias da capital chinesa.
A promessa não é pouca, já que Pequim conseguiu a proeza de ter congestionamentos se estendendo por até 10 dias. Em agosto do ano passado, uma fila gigante de mais de cem quilômetros, tinha previsão de durar até setembro.
No fim de 2010, a capital chinesa tinha 4,8 milhões de veículos registrados, 750 mil a mais que no fim do ano anterior. Há cinco anos, eram 2,6 milhões de automóveis.
Considerada uma das cidades com pior trânsito do mundo, Pequim é lar de serviços um tanto curiosos. Um deles oferece ao motorista preso na fila a opção de ir de moto até o destino desejado. Enquanto isso, uma outra pessoa "administra" o veículo no engarrafamento.
Diante de um quadro no mínimo caótico, a ideia custosa do engenheiro maluco passa a fazer bastante sentido. Veja abaixo os detalhes do Straddling Bus.
Como fazer a curva
1) Antes de realizar a manobra, luzes dentro do ônibus alertam ao trânsito ao redor da intenção de virar
2) Os veículos que quiserem fazer a curva na mesma direção do ônibus recebem sinal verde
3) O trânsito ao redor é parado para permitir ao ônibus fazer a curva primeiro
(Zero Hora, 16/02/2011)