As primeiras perguntas do indiano Tulsi Tanti ao chegar a Tapes, onde estuda a implantação de uma fábrica de aerogeradores, foram duas:
1) Há universidades na região?
2) Os investimentos na cidade têm características sustentáveis?
Dono da Suzlon, uma das maiores empresas de tecnologia eólica do mundo e de uma das maiores fortunas da Índia, Tanti é um empreendedor que valoriza as iniciativas sociais e o conhecimento. Gostou quando foi informado de que em Tapes há um curso de tecnologia em gestão ambiental, oferecido pela UFRGS.
— O mundo viverá três crises na próxima década: água, comida e energia. Por isso, este lugar foi abençoado. Vocês estão sentados sobre minas de ouro e de platina — disse, sobre as condições naturais encontradas no município gaúcho.
Impressionado com a água abundante — doce, como fez questão de lembrar — e com a frequência do vento, Tanti, 53 anos, anunciou logo depois da visita ao Capão da Moça, cerca de oito quilômetros do centro de Tapes, a instalação de dois aerogeradores na região em 2011.
Os equipamentos servirão para dar a largada no ambicioso projeto de construção de um parque eólico no local, com capacidade para gerar mais de 10% do consumo anual de eletricidade do Estado, antecipado na terça-feira por Zero Hora.
(Por Flávio Ilha, Zero Hora, 16/02/2011)