O Governo do Estado vistoria, na terça (15) e quarta-feira (16), as barragens de Jaguari e Taquarembó. O secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano estará com sua equipe da Irrigação, juntamente com dois técnicos do Ministério da Integração Nacional para realizar a visita. A última vistoria realizada pelo Governo Federal foi em novembro passado.
Além de verificar a execução das obras, na de Jaguari, a empreiteira justificará o atraso da barragem. Hoje ela tem apenas 55% da parte física concluída. "Nós chamamos dois auditores do Tribunal de Contas para análise dos documentos das duas barragens, a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado também teve acesso aos projetos. A partir de agora vamos acompanhar todo o processo dessas construções. E assim que obtermos a liberação dos recursos, mais licitações devem ser abertas para os canais de acesso", explicou Busato.
Taquarembó está com mais de 85% da obra encaminhada. A previsão do término é para o verão de 2012. Já a de Jaguari deverá funcionar em 2013, conforme planejamento da SOP.
(Governo do RS, 15/02/2011)