Em Espanha quem quiser fumar nas discotecas é obrigado a sair do espaço e tem de pagar um euro, além de ter de levar um carimbo na mão.
Segundo a Organização dos Consumidores de Espanha, a medida não tem nada de ilegal, desde que o cliente seja avisado. "Da mesma maneira que está nas mãos dos responsáveis da discoteca cobrar ou não a entrada, também lhes cabe definir se cobram para sair do espaço", disse o porta-voz da organização ao "El País".
Apesar de os empresários da noite afirmarem que estão a cobrar este serviço como outro qualquer, a verdade é que as reclamações não param de aumentar, não só por parte dos clientes destes estabelecimentos como também por parte de outros fumadores que não concordam com a lei anti-tabaco.
As queixas devido às restrições contra os fumadores aumentaram 16%.
A polémica em torno da nova lei do tabaco em Espanha parece assim estar longe do fim e a situação está a tornar-se insustentável. Os proprietários de algumas discotecas espanholas dizem que há inspecções quase todos os dias e que estão a ficar asfixiados com tantas regras.
(I Online, 15/02/2011)