Criticado por entidades de defesa do meio-ambiente por propor alterações no Código Florestal, o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B) foi agraciado com o título de “Ambientalista de Ouro” na manhã desta segunda na cidade de Tupanciretã, um dos berços da produção de soja transgênica no Rio Grande do Sul. O deputado está no Rio Grande do Sul em campanha pela aprovação de seu relatório, que deve ser votado no mês que vem pelo Congresso Nacional.
O título foi criado pelo Clube Amigos da Terra de Tupanciretã, aliado dos produtores rurais da região. De acordo com o presidente da entidade, Almir Rebelo, o deputado comunista mereceu a distinção pela atuação em defesa da Lei de Biossegurança, que liberou o plantio de sementes geneticamente modificadas, e pela defesa de alterações na legislação ambiental. “Agora ele é o relator do novo Código Florestal, que legaliza o plantio brasileiro de forma sustentável. A pessoa que dá condição para alguém produzir e preservar o meio ambiente merece esse título”, explica Almir.
O presidente da entidade afirma que Tupanciretã, na região central do Rio Grande do Sul, é referência em biotecnologia. E vê uma “briga boa” com os ambientalistas que criticam o novo Código Florestal por anistiar desmatadores e permitir plantações em áreas hoje consideradas de preservação permanente.
“Nós sabemos bem qual é a finalidade do ambientalismo brasileiro. Nós produzimos preservando e eles não aceitam isso. É uma briga boa, entre ambientalistas que produzem preservando e ambientalistas que dizem que preservam, mas não conhecem o meio ambiente”, completa. Almir Rebelo diz que o Clube Amigos da Terra ainda vai conceder a mesma premiação à senadora Kátia Abreu (DEM-TO), premiada no ano passado com o irônico “Motosserra de Ouro”, do Greenpeace.
O evento com Aldo Rebelo aconteceu por volta das 12h desta segunda, em Tupanciretã. O deputado retornou à capital gaúcha, onde segue cumprindo agenda com entidades ligadas à agricultura. Ele participa do lançamento da Expodireto Cotrijal, tradicional feira de agronegócio que acontece na cidade de Não-Me-Toque. Na noite deste domingo, Rebelo jantou em uma churrascaria de Porto Alegre com deputados federais e estaduais gaúchos, além da senadora Ana Amélia Lemos (PP), para discutir sobre o novo Código Florestal.
(Por Daniel Cassol, iG Rio Grande do Sul, 14/02/2011)