Nesta segunda-feira, 14, o prefeito José Fortunati, juntamente com o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Humberto Goulart, visitou as famílias que moram em área de risco no bairro Serraria.
Até o momento já foram retiradas 27 famílias, transferidas para casas cujo aluguel será pago pelo Demhab, por meio do projeto de aluguel social. De acordo com Goulart, a região é uma das 40 áreas prioritárias definidas pelo município para monitoramento constante, devido ao risco de alagamento e deslizamentos.
Conforme o prefeito, mesmo sem chuvas há sérios problemas na região. Fortunati explicou que não teria outra solução a não ser a retirada dessas famílias. Afirmou que aluguel social é provisório pela situação de risco, mas que as famílias serão destinadas a outras moradias e projetos trabalhados pelo Demhab. O diretor Goulart destacou que mais de mil famílias em situação semelhantes já foram reassentadas pela departamento municipal.
Patrícia Rodrigues Saldanha, que mora há quatro anos na região, fez sua mudança nesta manhã. A família de seis pessoas vai para uma casa alugada na própria Zona Sul. “Muito melhor do que estar aqui. Estávamos querendo sair daqui desde o temporal do ano retrasado, mas não conseguíamos vender a casa e nem tínhamos condições para nos instalar em outro lugar”, destacou.
Logo após, o prefeito esteve no Túnel Verde de onde foram retiradas 98 famílias, que vivem de aluguel social na Restinga até receberem as casas do Programa Minha Casa, Minha Vida. A antiga área é de preservação ambiental e está sob responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).
(Prefeitura de Porto Alegre, 14/02/2011)