ALTERNATIVA NATURAL
Pesquisa com manejo homeopático para controle de fungos
O manejo de pragas e doenças é um desafio constante para as empresas que cultivam eucalipto. Na CENIBRA, a homeopatia foi uma das alternativas avaliadas para controle de fungos no minijardim clonal (local onde são produzidas as estacas utilizadas na produção de mudas), que apresenta constantes infestações por oídio (nome genérico dado a um tipo de fungo que prejudica o crescimento das mudas de eucalipto na fase de minijardim).
Em setembro de 2009, foi realizado o primeiro diagnóstico homeopático do minijardim de clones da CENIBRA. Empregados que trabalham no Viveiro Florestal relataram que nos últimos cinco anos a infestação de oídio nas mudas do minijardim estava ocorrendo de forma cada vez mais severa, e durante um período de tempo maior ao longo do ano. A infestação por oídio, quando severa, reduz o crescimento das folhas e em casos mais graves pode provocar até a queda de folhas e, consequentemente, reduzir a produtividade do minijardim, gerando aumento nos custos de produção.
Para colaborar na solução desse problema, a CENIBRA buscou a ajuda externa da Engenheira Florestal Lívia Moraes, formada na Universidade Federal de Viçosa - UFV. A pesquisadora Lívia foi a primeira Engenheira Florestal a se dedicar ao estudo da aplicação da homeopatia na cultura do eucalipto. Após muitas análises e estudos do caso, a pesquisadora, juntamente com empregados da CENIBRA, deu início ao trabalho. A experimentação foi realizada durante todo o ano de 2010, com o objetivo de estudar a resposta das plantas ao tratamento homeopático. Para realizar o trabalho, empregados da CENIBRA que atuam no minijardim foram treinados em teorias e práticas da ciência homeopática e também na manipulação dos produtos.
Resultados
No segundo semestre de 2010, um dos meses de maior infestação, os resultados do monitoramento indicaram a necessidade de aplicar produtos de ação curativa, o produto denominado nosódio, que é manipulado a partir das folhas contaminadas com oídio. Naquele período esta atuação curativa foi expandida para todo o minijardim. Para alguns dos tratamentos avaliados no experimento houve um aumento na resistência ao oídio promovido pelo nosódio (produto homeopático). Os resultados obtidos neste trabalho serão analisados com mais detalhes para se avaliar a viabilidade técnica e operacional de uso deste tipo de manejo no Viveiro da CENIBRA.