Uma operação do Comando Ambiental da Brigada Militar realizada no final de semana resultou na apreensão de 39 pássaros silvestres de diversas espécies, três animais em cativeiro, entre os quais, uma jaguatirica, dois papagaios e um macaco, 29 gaiolas, 12 armadilhas para animais de médio porte, quatro espingardas de variados calibres, um revólver calibre 38, além de farta munição. Dois indivíduos também foram detidos durante a operação que se concentrou nos municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Jaquirana, São Francisco de Paula e Horizontina.
Segundo o comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar, tenente-coronel Otacílio Maia Cardozo, foram cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão nessas localidades, e o trabalho deverá ser intensificado, já que o número de apreensões e crimes ambientais vem crescendo no Estado. "Isso determina uma intensificação das operações desta natureza. Estamos atentos ao problema e agindo, seja por meio de denúncias ou do trabalho da nossa inteligência", destacou o comandante.
Nesta operação, especificamente, o comando recebeu denúncias dos crimes, investigou e chegou às apreensões. Conforme Cardozo, para coibir essa prática, o comando mantém a vigilância no RS por meio de barreiras em diferentes regiões. "É um trabalho que estaremos intensificando ao longo do ano, para coibir esse crime que vem crescendo e nos colocando em alerta", disse.
(Correio do Povo, 14/02/2011)