A Brigada Militar, a EPTC e o Ministério Público realizaram ontem a Operação Ar Limpo nas proximidades da Ponte do Guaíba, em Porto Alegre, ação que deverá se repetir pelo menos uma vez por semana em outros locais da cidade. Veículos movidos a diesel que apresentam sinais de emissão excessiva de poluentes são os alvos da fiscalização.
"O objetivo da ação é reduzir a emissão de monóxido de carbono na cidade, pois o diesel é bem mais poluente que álcool e gasolina. Imagine então desregulado", explicou o comandante do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, tenente-coronel Otacílio Maia Cardoso. O gerente de fiscalização da EPTC, Carlos Pires, apontou grande índice de reprovação de veículos inspecionados. "Vamos aumentar para cinco vezes na semana o número de operações contra a poluição", disse.
Na operação, realizada ontem nas proximidades da Ponte do Guaíba, a situação se repetiu. "Realizamos 12 testes em veículos leves e seis foram reprovados. Entre os 15 caminhões testados, 14 receberam multas e três acabaram recolhidos para o depósito", observou Pires. O equipamento usado para verificar a emissão de poluentes é chamado de opacímetro, que tem um sensor colocado na saída do cano de descarga. Caso confirmada a irregularidade, o condutor é multado em R$ 191,54 - infração gravíssima, sete pontos na CNH - e o documento do veículo é recolhido.
(Correio do Povo, 10/02/2011)