A formação de um ciclone extratropical provoca chuva forte em toda a Região Sul a partir desta terça-feira. No Rio Grande do Sul, as regiões oeste e sul devem ser as mais atingidas, segundo informa a Central RBS de Meteorologia.
Em Barra do Quaraí, no oeste do Estado, o acumulado de chuva pode chegar a pouco mais de 60 mm. O vento deve atingir entre 70 km/h e 100 km/h e a temperatura máxima não deve passar dos 25°C no Estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o risco de granizo não está descartado.
Os temporais seguem durante a quarta-feira e atingirão a costa do Rio Grande do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, a costa e o oeste de Santa Catarina (Florianópolis). A temperatura máxima permanece baixa entre Santa Catarina, Paraná e o norte do Rio Grande do Sul.
Já no centro e leste do Rio Grande do Sul, o calor volta a predominar, com máxima em torno dos 30°C.
A partir de quinta-feira, o ciclone extratropical fica parado sobre o mar na altura do Rio Grande do Sul e os ventos levam instabilidades para a faixa leste do Estado, por isso, ainda chove no extremo sul e no nordeste do Estado. Nas demais regiões o tempo abre e o sol deixa o tempo abafado.
Chuva acumulada
Em algumas cidades do sudoeste e oeste do Paraná, como Matelândia e Ampere, o acumulado de chuva na terça-feira pode chegar a até 260 mm, passando da média do mês. Na quarta-feira, a previsão é de que chova cerca de 280 mm em Conciolândia, também no Paraná, volume que ultrapassa a média de todo o mês de fevereiro. Em Cunha Porã, Santa Catarina, pode chover até 110 mm, o que representa 70% da média de fevereiro.
(Zero Hora, 08/02/2011)