Desde 1950, a Guatemala perdeu uma extensão aproximada dos 26.500 hectares de manguezal, o que representa 70% de sua extensão histórica; atualmente, a busca de ferro nas costas do pacífico com possibilidades de extração, representa uma ameaça para a conservação, a proteção e os meios de vida que se encontram nesses ecossistemas.
A Secretaria de Ramsar, a convenção internacional que aborda o relacionado com a conservação e a proteção das zonas úmidas, comemora no dia 2 de fevereiro o Dia Internacional das Zonas Úmidas, ao recordar a estreita relação entre esses ecossistemas e a preservação dos bosques; em 2011, esse organismo comemora seu 40º aniversário.
Os bosques, úmidos ou não, constituem uma parte vital nos processos de vida, na disponibilidade de água para o consumo em escala mundial e na proteção das pessoas e de outros recursos ante fenômenos climáticos; a perda de massa arborizada impede a conservação das zonas úmidas, segundo informação do site ramsar.org.
A Guatemala é um dos 160 Estados signatários da Convenção Ramsar e por isso deve promover políticas de conservação e proteção desse tipo de bens, no entanto, a recente aprovação de licenças para o reconhecimento de ferro na maior parte do litoral pacífico, constitui uma ameaça para os ecossistemas, para os meios e para uma das zonas úmidas mais importantes no país, Manchón Guamuchal.
De acordo com informação da recém criada Aliança Cidadã pela Costa Sul, o litoral pacífico é uma das zonas com maiores níveis de ameaças; os mangues geralmente se encontram ameaçados pela mudança de uso do solo com fins agrícolas, pecuários e mineiros, o crescimento industrial, urbano e turístico, assim como a drenagem das fontes hídricas aos seus arredores.
O manguezal Manchón Guamuchal serve como reservatório para a captura, armazenamento e liberação de carbono, protege a linha costeira contra a erosão das ondas, constitue pontos de nidificação de aves, mamíferos e répteis; além disso, provê de meios de vida e de alimentação as populações, assinalou a Aliança Cidadã.
Estima-se que os depósitos da Guatemala são de 100 milhões de toneladas, 12% das reservas mundiais; o país poderia produzir 10 milhões de toneladas anuais por um período de 20 anos ao escavar 10 metros de profundidade.
(Cerigua, Adital, 04/02/2011)