Foi numa apertada sala de seu apartamento em Porto Alegre que Victória Miorelli e a colega de faculdade de Administração da ESADE, Cristiane de Almeida Souza, iniciaram um pequeno negócio que vem dando muito certo.
Com as festas de fim de ano se aproximando e a falta de dinheiro a reboque, elas tiveram a ideia de investir na confecção de sacolas de banneres artesanais com a ajuda de Ângela, mãe de Victória.
Totalmente descartado por quem o utiliza, este tipo de material (banneres), geralmente é tratado como lixo comum, e isso certamente acarreta em desequilibro ambiental. Desta forma, o objetivo não era o de apenas ganhar “um extra” para as despesas daquele fim de ano de 2009. Havia também o nobre motivo de ajudar os amigos a dar um descarte sustentável a esse resíduo.
“Como todo pequeno empreendimento o início foi difícil. E continua sendo principalmente porque não temos condições de formalizar o negócio devido à falta de capital inicial e de possíveis investidores”, diz Victória.
Reconhecimento
Passado pouco mais de dois anos do início do negócio, elas começam a colher os frutos do seu trabalho. Além da boa aceitação das sacolas, estão participando de um concurso internacional voltado a criação e desenvolvimento de Planos de Negócios que sejam inteiramente novos e de preferências sustentáveis.
Tudo começou em setembro do ano passado quando Victória e Cristiane venceram a etapa regional do Prêmio James Mcguire 2010 promovido pela Rede Laureat International Universites com a criação do Plano de Negócios da “Bannerbag”.
Na grande final que acontecerá ainda neste primeiro semestre em Miami, nos Estados Unidos, o Plano de Negócios delas concorrerá com mais de 20 outros projetos do mundo inteiro. Apenas cinco serão escolhidos.
Além da viagem, se forem selecionadas elas ganharão um empréstimo no valor de cem mil dólares. Mas por que um empréstimo e não um prêmio normal?
“Porque na cultura empreendedora o verdadeiro empreendedor quer crescer e desenvolver por seus próprios meios”, explica Victória.
Desta forma garantem que ao final do empréstimo tenham 100% do capital da empresa. “Em todos os países existem idéias que podem virar realidades de negócios altamente lucrativos e sustentáveis, porém o que falta muitas vezes é capital para dar o primeiro passo”, acredita Victória.
Exclusividade
O pequeno empreendimento de Victória e Cristiane consegue unir o útil ao agradável. Ou seja, além de criar bolsas totalmente exclusivas (foco atual do negócio), desenvolve inúmeros outros produtos como estojos, capa para notebook, entre outros. “Orientamos a população a deixar de consumir as sacolas de plástico que levam em torno de 100 anos para a decomposição”.
Victória explica que, além se serem mais resistentes, as sacolas de banneres podem ser reaproveitadas caso se danifiquem. Um exemplo foi uma sacola bordada com o desenho da personagem Betty Boop que sua mãe fez para uma cliente e que foi rasgada pelo cachorrinho dela. “Ela nos devolveu, nós a consertamos e a entregamos novamente. Isto seria impossível em uma sacola de plástico”, afirma.
Além se serem exclusivas as sacolas de banner também são versáteis, podendo ser utilizadas em vários lugares como feiras livres, supermercados, praia, compras no shopping, etc. “Temos sempre bons retornos de todos os clientes que adquirem nossos produtos”, garante Victória.
A estudante de Administração salienta que até a procura para homens vem crescendo e para isso, estão investindo em sacolas com estampas masculinas como carros, churrascos, motos... “Eles adoram porque a sacola aguenta até dois fardinhos de cerveja”, brinca.
O perigo dos plásticos
Como você já deve saber, as sacolas plásticas trazem muitos problemas ao meio ambiente. Para ter uma idéia, elas podem levar até 400 anos para se decompor. Conforme dados do Ministério do Meio Ambiente, cada brasileiro usa cerca de 800 sacolas por ano. Ou seja, em 365 dias, juntando toda a nossa população, temos 12 bilhões de sacolas!
E como nem sempre o descarte desse lixo todo é adequado, as sacolas plásticas acabam parando nos rios, nas matas e nos mares de todo o planeta sufocando milhares de animais marinhos, para ficar apenas em um exemplo.
Para saber mais sobre como as sacolas plásticas afetam o meio ambiente, assista os vídeos abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=RUaHG_Iil-k&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=XFRJF8xOvoY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=2bSN9JXsS90&feature=related
(Por Carlos Matsubara, especial para o Ambiente JÁ, 02/02/2011)