A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) através do Horto Florestal do Litoral Norte de Tramandaí está realizando diversas atividades de educação ambiental na região. Um dos destaques é a trilha do Horto. Percorrendo a trilha os visitantes ficam em contato direto com a natureza e ampliam a ideia da conservação ambiental. O tempo do percurso é de 50 minutos e as visitas devem ser previamente agendadas. De acordo com o gestor da Unidade de Conservação, Argílio Gomes Pereira "a trilha é interpretativa e ainda são doadas mudas nativas no local".
O Horto Florestal é uma unidade de conservação, destinada à preservação dos ecossistemas existentes na região, ao estudo e multiplicação de plantas nativas, à pesquisa e à educação ambiental. A flora do local apresenta diversas plantas nativas, somando cerca de 260 espécies, entre as quais o araçá (Psidium cattleyanum), a unicana (Geonoma schottiana), o imbé (Philodendron selloum) e o ingá-feijão (Inga marginata), além de muitas samambaias, bromélias, orquídeas e a heliconia. Também são encontradas espécies exóticas, plantadas há muitos anos para o comércio de plantas ornamentais e para a fixação de dunas, como o eucalipto, o pinus e a casuarina. Essas espécies estão sendo retiradas gradativamente, dando lugar a árvores nativas, em um projeto de reflorestamento da área.
Já na fauna destacam-se a lagartixa-da-praia (liolaemus occípitalis, o tuco-tuco-branco (Ctenomys flamarioni), espécies ameaçadas de extinção, e o beija-flor-de-garganta-verde (Amazilia fimbriata), com distribuição restrita no Estado. Também são encontrados lagartos, tartarugas e preás. Um pequeno banhado ainda guarda algumas características originais, servindo de abrigo para muitas espécies, entre elas o ratão-do-banhado (Myocastor coypus), a lontra (Lontra longicaudis), a garça-branca-pequena (Egretta thula), a jaçanã (Jacana jacana) e a saracura (Aramides saracura).
Além disso, há um lago natural no Horto com peixes, como a traíra (hoplias malabaricus), o lambari (Hyphesobrycon bifasciatus) e os carás (Cichlasoma facetum e Geophagus brasiliensis).
O Horto Florestal do Litoral Norte está aberto de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita.
(Assecom Sema, 01/02/2011)