A praça Frederico Arnaldo Ballvé, localizada no bairro Higienópolis, em Porto Alegre, também conhecida como Praça dos Skatistas, fica infestada com o lixo que é depositado no seu canteiro por parte de um grande condomínio que fica próximo. Como no sábado à noite o caminhão de coleta não passou no local, os frequentadores depararam com uma montanha de sacolas pretas no gramado da praça, ontem pela manhã.
O acúmulo de lixo depositado tem se tornado motivo de indignação das pessoas que passeiam no local. A situação piora quando o material não é recolhido, como ocorreu sábado.
Moradores da rua Eduardo Chartier, no trecho que fica nos fundos do cemitério São João, reclamam que têm sido cobrados pela prefeitura por causa do lixo que fica na calçada junto ao cemitério. "Os andarilhos pegam os sacos de lixo que o condomínio joga na praça e trazem para cá", afirmou a moradora Eulália Dantas. "Essa cena fere a cidadania, a saúde pública e o meio ambiente", disse, apontando um morador de rua que esvaziava três sacolas de lixo na calçada.
Segundo um funcionário da administração do condomínio Jordão Escalcao, não há espaço adequado para a destinação do lixo. "Desde que foi construído o edifício, há cinco anos, existe conversação com a prefeitura para construir uma área dentro do prédio. Mas eles dizem que o acesso não é viável para o caminhão do lixo fazer a manobra dentro do prédio." Todos os dias de coleta, o lixo é depositado na praça no final da tarde.
(Correio do Povo, 31/01/2011)