As obras da unidade de triagem da Frederico Mentz (n° 1167) estão em processo avançado. O espaço destinado à separação do lixo recolhido pela coleta seletiva de Porto Alegre está quase pronto e deve ser concluído até o final do mês, afirma o diretor da Divisão de Projetos Sociais, Reaproveitamento e Reciclagem do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Jairo Armando dos Santos. “Será a maior unidade de triagem da cidade”, revela. A ação faz parte do Projeto Integrado Entrada da Cidade (Piec), coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico (Smgae).
O espaço foi dividido em dois: um prédio administrativo, de 735 metros quadrados, planejado a partir da reforma de uma edificação já existente no local; e a unidade de triagem que consiste em um galpão de 880 metros quadrados, onde será realizada a seleção dos resíduos recicláveis.
Com capacidade de 75 trabalhadores por turno, a unidade receberá uma verba mensal de R$ 2.500 para manutenção e custeio. Cerca de 60 catadores de lixo, que foram selecionados, participarão de cursos de capacitação para trabalhar no local. Os equipamentos, como prensas, balança e elevador, já estão na unidade.
As obras, iniciadas em 2010 e acompanhadas pelo DMLU, tiveram um custo de R$ 486.594,20, entre financiamento do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata) e contrapartida da prefeitura.
(Prefeito de Porto Alegre, 30/01/2011)