O que fazer com lâmpadas fluorescentes queimadas é uma pergunta que sempre surge, já que não se deve descartá-las em lixo comum. Mas o que fazer com as lâmpadas que queimam, principalmente em empresas que tem uma grande quantidade dessas lâmpadas, é um grande problema.
Pensando nisso e sempre tendo uma grande quantidade de lâmpadas para descarte a analista de segurança da Starrett, Joyce Guerino Meireles, fez uma pesquisa e localizou a Naturalis Brasil, empresa que realiza a Operação Papa Lâmpadas®, por meio de uma máquina que separa o mercúrio do vidro, permitindo o descarte e reciclagem dos resíduos gerados.
“Há cerca de três anos descobrimos o Papa Lâmpadas®, desde então, sempre que acumulamos algumas lâmpadas solicitamos a vinda da equipe, que com aparato especial destrói as lâmpadas. O aparelho retira o mercúrio e o deposita em um reservatório especial, assim como o vidro, tudo separadamente, e realiza o transporte seguro dos resíduos. O mais importante é a preservação ambiental e a segurança dos colaboradores da empresa. Esse processo garante a destinação correta dos detritos e podemos acompanhar todo o processo de perto”, explica Joyce.
A utilização de lâmpadas fluorescentes é uma boa alternativa para economia de energia elétrica, já que a vida útil da lâmpada aumenta em até oito vezes e o consumo energético pode ser reduzido em até 80%. As fluorescentes ainda tem a vantagem de iluminar da mesma forma que as lâmpadas incandescentes, sendo cinco vezes mais econômicas.
Papa Lâmpadas
O equipamento Papa- Lâmpadas® é o único aprovado pelas normas da ABNT-NBR 10.0004/2004 e O.S.H.A. método NIOSH 6099, composto por um tambor metálico de 200 litros, com capacidade para compactar aproximadamente 850 lâmpadas, sem necessidade de descarte em local apropriado, com triplo sistema de filtragem: um para o pó fosfórico, um para partículas de vidro e outro para retenção dos gases venenosos.
O Papa Lâmpadas® funciona como uma usina de tratamento. Quando inserida na máquina a lâmpada é quebrada, o material pesado deposita-se no fundo do tambor e o vapor de mercúrio é absorvido por um filtro de carvão ativado que, posteriormente é levado para uma máquina destiladora, lá é volatizado e em seguida resfriado, o que faz com que o mercúrio volte à sua forma metálica original e, assim como o vidro e o metal, torna-se matéria-prima novamente.
O descarte é feito na empresa contratante, pois o Papa Lâmpadas® é móvel, o que exclui qualquer risco de quebra das lâmpadas durante o transporte, garantindo assim 100% de segurança à saúde e ao meio ambiente.
Mais informações sobre o Papa Lâmpadas pelo site http://www.naturalisbrasil.com.br/
(Envolverde, 27/01/2011)