O município de Pelotas deverá anunciar nos próximos dias decreto de emergência devido à estiagem. Além disso, o governo municipal também estuda divulgar um documento disciplinando o uso de água na cidade. A medida permitiria a autuação diante de situação de desperdício e mau uso.
De acordo com o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Ubiratan Anselmo, apesar de a estiagem ser preocupante, o sistema de abastecimento de água ainda tem condições de disponibilizar o serviço de forma normal por, pelo menos, mais 60 dias. A transposição de água do arroio Pelotas só será feita caso o nível da barragem Santa Bárbara - que abastece a cidade - atinja os três metros abaixo do nível do vertedouro. Ontem pela manhã, a aferição apontou 1,88 metro de defasagem.
A estiagem na região Sul já forçou o decreto de situação de emergência em 14 municípios, sendo que São Pedro da Serra foi o último a integrar a lista, enquanto que Tavares encaminhou notificação preliminar para a Defesa Civil do Estado. A expectativa é de que a presidente Dilma Rousseff anuncie medidas para amenizar os efeitos da estiagem, durante sua visita a Candiota, na sexta-feira.
(JC-RS, 27/01/2011)