Apesar das diversas inovações tecnológicas aplicadas aos automóveis atuais, que em geral priorizam o conforto com muito luxo ou praticidade, há um sério problema que impede uma vida longa para alguns desses protótipos no futuro: a poluição emitida por eles.
Todos os modelos que existem hoje no mercado automobilístico, cujos motores liberam gases nocivos ao meio ambiente tendem a desaparecer em resposta a uma tendência emergencial que demanda por tecnologias mais sustentáveis. Dessa forma, algumas companhias do ramo da indústria automobilística lançam suas propostas de veículos ecologicamente corretos.
A Ford investiu nos protótipos elétricos, uma saída viável para o problema da poluição. Recentemente foi lançado o Focus Eletric, um carro completamente elétrico que funciona com uma bateria potente que pode ser carregada em 3 horas. A adaptação ainda exige alguns processos, um exemplo disso é a falta de postos de recarregamento – hoje no Brasil existem menos de 2 mil estabelecimentos preparados para abastecer esse tipo de veículo.
Mas as perspectivas de investimento no setor são muito positivas – ao que tudo indica, em um ano esse número deve subir para 12 mil.
(Por Vivian Fiorio, Novo Carro, 26/01/2011)