As praias de Mongaguá, no litoral de São Paulo, foram tomadas por milhares de peixes mortos desde o último domingo (23). A causa das mortes ainda é desconhecida. A prefeitura aponta a pesca irregular como uma hipótese.
"A gente não está com nenhum problema ambiental nas praias. Elas estão próprias [para o banho]. Não tem nenhum fator [ambiental] que poderia causar essa mortalidade. Tudo leva a crer que foi pesca irregular. Como esses peixes não são de dimensões comerciais, foram descartados", afirmou o biólogo Fábio Rodrigo de Azevedo, da diretoria de Meio Ambiente da prefeitura da cidade.
Azevedo afirmou que, segundo relato de pescadores, os peixes começaram a aparecer nas praias na noite de domingo e, na manhã de ontem (24), já tinham tomado as areias das praias. Ele afirmou que a maioria são peixes costeiros.
"Isso ocorreu em toda a extensão da praia. Foi uma quantidade muito grande. A gente vai ver a quantidade exata apenas após a limpeza", ressaltou o biólogo.
Na manhã desta terça-feira, a limpeza ainda não estava concluída em apenas uma praia do município. A previsão é que o trabalho seja terminado ainda hoje.
(Folha.com, 26/01/2011)