Várias ruas de Porto Alegre amanheceram no sábado com as calçadas cheias de lixo. Apesar de a prefeitura ter anunciado que o problema seria solucionado ainda na sexta-feira, o serviço voltou a falhar. De acordo com a Assessoria do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), equipes trabalharam até as 4h de sábado, mas foi necessário retomar o serviço pela manhã para recolher o restante.
Na sexta-feira, garis que trabalham na empresa Sustentare, responsável pela coleta de lixo na Capital, paralisaram as atividades exigindo melhores condições de trabalho e revisão nos valores dos contracheques. Uma reunião entre o sindicato da categoria, o DMLU e a Sustentare afastou a possibilidade de greve.
Na zona Norte, o acúmulo de sacos de lixo na esquina das avenidas Brasil e Bahia no sábado dificultavam o acesso à calçada. Ao longo da avenida Benjamin Constant, lixeiras transbordavam. A avenida Farrapos - a exemplo do que ocorreu durante a semana - também esteve suja com lixo para ser recolhido devido aos sacos abertos e rolando pelas calçadas e no meio da rua.
O quadro se manteve durante o domingo, nas duas avenidas. Em muitos casos, os sacos estavam abertos e atraíam insetos. O bairro Jardim do Salso, de acordo com o DMLU, ficou totalmente descoberto pelo serviço. Equipes de reforço trabalharam com três caminhões para fazer a coleta, cobrindo alguns roteiros.
(Correio do Povo, 24/01/2011)