O presidente da Eletrosul, Eurídes Mescolotto, em sua visita à usina eólica do Cerro Chato, falou dos entendimentos para interligação com o Uruguai, cuja fronteira fica a poucos quilômetros do local.
“Já temos engenheiros lá, conversando com o pessoal da empresa de energia elétrica deles, e podemos desenvolver uma parceria, inclusive, não descartamos um futuro parque eólico no Uruguai porque eles também têm uma capacidade imensa de geração de energia nesta mesma região”, ressaltou.
Segundo o presidente, se a Eletrosul conseguir colocar os parques previstos, vai produzir em energia eólica o equivalente a uma nova usina de Itaipu.
O diretor comercial da Wobben, Eduardo Leonetti Lopes, destacou o crescimento da empresa após o leilão realizado pelo governo em dezembro de 2009 e a expectativa de viabilizar novos projetos.
“Temos mais de um gigawatt já contratados para instalar até 2013, e esperamos participar de novas concorrências tendo como parceira a Eletrosul, que tem grandes chances de participar do próximo leilão, e outras empresas”, disse.
Entre as autoridades locais presentes, o prefeito de Livramento, Wainer Machado, a deputada federal Emília Fernandes (PT), e vereadores.
Também visitaram as obras o prefeito de Campos Borges, Daniel Vicente Morgan, e proprietários de terras do município, onde a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) estuda implantar um parque eólico. “Viemos conhecer o projeto em funcionamento”, disse Morgan.
(Por Cleber Dioni Tentardini, Jornal JÁ, 24/01/2011)