A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com o Grupo de Desenvolvimento em Energias Renováveis (GDER), vinculado ao Laboratório de Transformação Mecânica da Ufrgs, irá instalar um equipamento aerogerador na área do Parque Natural Morro do Osso. A parceria inclui montagem e instalação de um equipamento pequeno, com 18 metros, e capacidade de 7,5 kw. A energia gerada será utilizada na sede do Parque.
Um aerogerador é um gerador elétrico integrado a um catavento, e converte energia eólica em energia elétrica. Esse tipo de equipamento utiiliza energia renovável, e não inclui queima de combustíveis fósseis, sendo considerado uma fonte de energia limpa e não-poluente.
Nesta semana, técnicos da Smam e do Instituto Sauver realizaram trabalho de monitoramento de quirópteros (morcegos) na área onde será instalado o aerogerador. O objetivo é avaliar previamente a ocorrência destes animais no local para que, caso seja detectada alguma interferência do aerogerador com a fauna, a instalação ou operação do equipamento possa ser alterada. O monitoramento ocorrerá nos meses de primavera e verão. A próxima ação está programada para fevereiro.
(Prefeitura de Porto Alegre, 24/01/2011)