O governo estadual deve anunciar nos próximos dias pacote completo de medidas para atacar os efeitos da estiagem que afeta principalmente 13 municípios gaúchos em situação de emergência. As ações devem contemplar desde prorrogação no prazo de quitação de financiamento em sementes, suprimento de alimentação para gado leiteiro e aumento de frota de máquinas para acelerar construção de açudes e escavação de poços artesianos. As ações reforçam medidas em vigor.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, ao lado das pastas de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano e do Trabalho e Desenvolvimento Social, está levantando as necessidades. O chefe de gabinete da pasta, Inácio Benincá, projeta que deve ser atendida a reivindicação feita por setores de trabalhadores na agricultura, de adiamento no pagamento de parcelas do crédito contratado do Feaper para compra de sementes de forrageiras, destinadas à alimentação animal. O valor total seria entre R$ 50 mil e R$ 60 mil e tem vencimento em 15 de fevereiro.
A secretaria avalia medidas que poderão ser levadas ao Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) para assegurar alimentação, principalmente do plantel leiteiro. Estima-se que a estiagem tenha afetado mais de 10 mil famílias de agricultores, boa parte de assentamentos. "Os animais estão passando fome", justifica Benincá.
Para acelerar a abertura de açudes e de poços artesianos, o governo deve solicitar equipamentos do Estado que estão com municípios que não enfrentam problemasa. O assessor explica que a área de infraestrutura está fazendo levantamento da localização das máquinas, como retroescavadeiras. Já a Defesa Civil aguarda resposta a pedido feito ao governo federal para aquisição de reservatórios de água de 500 litros a serem repassados a famílias do meio rural.
O subchefe do órgão, major Oscar Luis Moiano, acredita que 7 mil reservatórios poderão dar conta das necessidades. A lista de municípios em situação de emergência tinha até ontem Dom Pedrito, Candiota, Pedras Altas, Hulha Negra, Piratini, Santana do Livramento, Lavras do Sul, Herval, Pinheiro Machado, Pedro Osório, Cerrito, Bagé e Aceguá.
(Por Patrícia Comunello, JC-RS, 24/01/2011)