A partir de janeiro de 2011 a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) inicia o projeto “Elaboração do Plano de Manejo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra do Lucindo”, localizada no município de Bela Vista do Toldo (SC).
O projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Bela Vista do Toldo e da Associação de Proprietários de RPPNs de Santa Catarina e apoio do Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica, coordenado pelas ONGs Conservação Internacional, Fundação SOS Mata Atlântica e The Nature Conservancy (TNC), sendo aprovado em seu IX edital.
Tem como objetivo principal contribuir com a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica através da elaboração do plano de manejo desta RPPN, mediante a integração desta Unidade de Conservação (UC) com os moradores e pesquisadores da região.
A área da RPPN foi adquirida pela Apremavi no ano de 2006, com recursos doados pela Acció Natura, ONG com sede em Barcelona (Espanha). A partir desta parceria várias ações de conservação e recuperação da área foram planejadas e realizadas, a exemplo do projeto “Preservação e Restauração da Serra do Lucindo”, onde já foram plantadas mais de 11 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
A RPPN Serra do Lucindo tem área de 316 hectares, situados numa região considerada como prioritária para a Conservação da Biodiversidade (PROBIO). Esta RPPN é de propriedade da Apremavi e foi oficializada por meio da Portaria ICMBio nº 72de 27 de agosto de 2010.
O Plano de Manejo a ser elaborado nos doze meses de duração do projeto apresentará as informações gerais sobre a área (localização, acesso, tamanho, etc.), caracterização da RPPN (clima, hidrografia, fauna, flora, pesquisa, visitação), caracterização da área de entorno, conectividade com outras áreas, planejamento (definição, objetivos específicos, zoneamento, programas, projetos específicos, cronograma de atividades e custos), dentre outros dados relevantes.
Dessa maneira, o Plano de Manejo configura-se como uma ferramenta essencial para o planejamento de ações, gestão e o manejo da RPPN, tornando possível dessa maneira a conservação da área e a consolidação desta Unidade de Conservação como um centro de referência em educação ambiental no município de Bela Vista do Toldo e região.
(Por Marcos Alexandre Danieli, colaboração de Edilaine Dick, Apremavi, 19/01/2011)