O Corpo de Bombeiros do Amazonas registrou, na tarde desta quarta-feira (19), um vazamento de gás butano, o mesmo gás de cozinha, na empresa Coca-Cola. O prédio faz parte da Brasil Norte Bebidas e fica localizado na Avenida Torquato Tapajós, zona Norte da capital. Funcionários precisaram ser encaminhados a unidades hospitalares para atendimento médico.
Segundo informações, o vazamento do gás de cozinha causou uma pequena explosão na empresa, dado não confirmado pelos bombeiros. O número, identidade e gravidade dos funcionários feridos também não foram divulgados. O problema teria sido causado por falha no equipamento dentro da própria empresa.
O Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas explicou que o butano é um gás tóxico e inflamável. De acordo com a plantonista Aline Jamel, dependendo da quantidade inalada, a intoxicação pelo gás pode afetar o sistema nervoso central, causando sonolência, depressão, problemas no trato respiratório e arritmia. Em casos de longa exposição ao butano, a vítima pode sofrer efeitos pulmonares.
O Portal Amazônia entrou em contato com a empresa Brasil Norte Bebidas, que não soube explicar a ocorrência. Segundo o Departamento de Segurança do Trabalho o vazamento era uma simulação controlada, mas o setor não soube explicar o acionamento do Corpo de Bombeiros.
(Por Isaac de Paula, Portal Amazônia, 20/01/2011)