Um trabalho conjunto entre a Coordenadoria de Defesa Civil e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) está definindo as principais áreas de risco de Porto Alegre. O levantamento preliminar apontou pelo menos 40 locais com perigo iminente, onde vivem mais de 600 famílias. De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Léo Bulling, nesta semana serão tabulados os dados dos dois órgãos para que o prefeito José Fortunati receba um único documento informativo.
"Precisamos acertar detalhes entre os dados do nosso levantamento e o trabalho que a Smam realiza na identificação dessas áreas", sustentou Bulling. Segundo ele, esse levantamento de dados sobre as áreas de risco da Capital vem sendo desenvolvido há dois anos. "Agora vamos fazer as últimas trocas de informações para que possamos determinar um procedimento de ação e evitar que tragédias possam acontecer nesses locais."
Entre as áreas de maior risco na Capital, Bulling citou o Túnel Verde, no bairro Ponta Grossa, de onde foram transferidas algumas famílias, nas últimas semanas, e a Vila dos Sargentos, no bairro Serraria. "São locais onde há o maior número de ocorrências, principalmente após temporais", argumentou.
(Correio do Povo, 19/01/2011)