A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) e a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB) empossaram, na tarde de ontem, seus novos presidentes na sede da fundação, localizada no Jardim Botânico de Porto Alegre. A secretária Estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, discursou sobre a importância do trabalho realizado em parceria entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a Fepam e a FZB.
"Esse momento é muito simbólico, não apenas uma posse, mas um passo para se entender o sistema ambiental do Estado", ressaltou a secretária. Jussara também afirmou que esta é uma grande oportunidade, pois se coloca à disposição da sociedade "um homem e uma mulher com total qualificação para assumirem as fundações".
Carlos Fernando Niedersberg, novo presidente da Fepam, é químico e técnico científico licenciado pela Ufrgs. Em seu discurso de posse, afirmou que assume com grande senso de responsabilidade e que a grande meta é alcançar o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, o desafio maior da gestão é a utilização racional dos recursos. "Precisamos de muito diálogo, justiça social e um trabalho voltado para a sustentabilidade", enfatizou. A fundação é a instituição responsável pelo licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul.
A nova presidente da FZB, Arlete Pasqualetto, é geógrafa e pretende alavancar a instituição no desempenho de um importante papel de subsídio nas políticas públicas de conservação e preservação do meio ambiente. Segundo Arlete, é preciso proporcionar o desenvolvimento sustentável a fim de reduzir as catástrofes ambientais, consequência da agressão à natureza durante muitos anos. "Queremos reestruturar a FZB e garantir-lhe maior visibilidade", complementou. A Fundação Zoobotânica é o órgão responsável pela promoção e conservação da biodiversidade no Rio Grande do Sul. Através do Jardim Botânico, do Parque Zoológico e do Museu de Ciências Naturais, atua nas áreas de pesquisa, educação ambiental, conservação e lazer.
(JC-RS, 19/01/2011)