O ex-prefeito de Livramento Elifas Simas assumiu a presidência da Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Em sua posse, ele firmou o compromisso de fortalecer a empresa e mantê-la com capital misto e controle do Estado. "Manteremos e ampliaremos as ações para fortalecer a CRM na extração mineral", salientou Simas em seu discurso na sede da entidade, ontem pela manhã.
A estatal fornecia mensalmente à Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) 133 mil toneladas de carvão e, a partir deste mês, fornece 250 mil toneladas. Isso se deve aos investimentos para a ampliação da extração de carvão para o abastecimento de Candiota 3, cuja inauguração da fase C da Usina Presidente Médici está prevista para o dia 28 de janeiro.
O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, salientou a necessidade de o governo expandir os projetos na área energética. Ele lembrou que recentemente o Estado teve consumo recorde, com pico de 5.481 megawatts. "Isso põe em alerta a necessidade de expansão e a eficiência no setor, e a geração térmica tem papel preponderante", disse o secretário.
(Correio do Povo, 19/01/2011)