A Defesa Civil estadual acrescentou ontem Pinheiro Machado e Piratini à lista de cidades da região da Campanha em situação de emergência devido à estiagem. Os outros nove municípios são Candiota, Pedras Altas, Herval, Hulha Negra, Cerrito, Santana do Livramento, Lavras do Sul, Pedro Osório e Bagé. Aceguá e Dom Pedrito já encaminharam notificação preliminar para o órgão.
Além disso, Jaguarão e, novamente, Herval decretaram situação de emergência por granizo. Enxurradas também atingiram o Rio Grande do Sul, ocasionando um decreto de Benjamin Constant do Sul e notificações preliminares de Três Cachoeiras, Nova Hartz e Terra de Areia.
A primeira frente fria que entrou ontem no Estado evidenciou um grande desequilíbrio na ocorrência de chuvas. Enquanto que as pancadas na região Sul são praticamente inexistentes, o litoral registra os maiores índices. Ontem, em cinco horas, choveu 102 milímetros em Torres, o equivalente ao esperado para todo o mês de janeiro.
O meteorologista da Fepagro, Glauco Freitas, informa que entre hoje e quinta-feira uma segunda frente fria entra, trazendo chuvas de forma mais organizada. "Na região Sul é esperado que chova entre 15ml e 30ml em um período de sete dias. No entanto, não adianta chover 50ml e em seguida abrir sol. Para minimizar a estiagem na produção e no abastecimento, é preciso que o tempo permaneça nublado e não tão quente", explica.
De acordo com a secretaria estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, na semana que vem devem começar obras de abertura de microaçudes em propriedades rurais da região Sul. Ao todo, serão 159 microaçudes como medida para amenizar os efeitos da estiagem. O investimento total está orçado em
R$ 1.367.548,80.
Candiota, primeiro município a decretar estado de emergência, recebeu no início da semana uma escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira para possibilitar a recuperação e limpeza de açudes e a abertura de poços artesianos. O maquinário foi encaminhado pela secretaria a pedido do prefeito Luiz Carlos Folador.
Ontem, o presidente da Fetag, Elton Weber, se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan, buscando medidas para os municípios. Entre elas, está a prorrogação dos pagamentos ou isenção do programa Troca-troca de Milho ou Forrageiras e o deslocamento de mais máquinas para transporte de água e perfuração de poços. O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara, está em Brasília hoje buscando auxílio para os municípios em situação de emergência junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
(JC-RS, 19/01/2011)