A Eletronuclear pretende apresentar, até o meio do ano, ao Ministério de Minas e Energia a lista de 40 localidades para possível instalação de quatro novas usinas nucleares no país.
O presidente da estatal, Othon Luiz Pinheiro, descartou apenas a região Norte como candidata a receber os investimentos. “Vamos entregar um cardápio de possibilidades”, disse Pinheiro, que participa do 2º Seminário Nacional de Energia Nuclear, que acontece no Rio de Janeiro, acrescentando que as duas primeiras unidades deverão ficar no Nordeste.
O executivo ressaltou que a escolha das cidades que receberão as usinas faz parte de um processo delicado, no qual a estatal analisou cerca de 2 mil itens antes de selecionar as 40 candidatas.
Pinheiro lembrou que entre as exigências consideradas estão a existência de fontes de água próximas à usina, a não ocorrência de falhas geológicas e a proibição da proximidade a grandes centros urbanos.
A estimativa de custo da construção de uma usina nuclear é de US$ 3 bilhões. Segundo Pinheiro, o tempo previsto entre a escolha da cidade e a entrada da usina em operação é de 10 anos.
(Por Rafael Rosas, Valor Online, 18/01/2011)