A prefeitura de Capão da Canoa, juntamente com a iniciativa privada, vai implantar sete passarelas de pedestres sobre as dunas costeiras em toda a faixa de praia do município.
O projeto deve ser finalizado para a próxima temporada e objetiva melhorar o acesso dos veranistas à beira-mar e preservar a fauna e a flora das dunas.
Neste primeiro momento, a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento e a empresa Agroambiental estão realizando um estudo de viabilidade técnica. Segundo o biólogo Rodrigo Campani, responsável pela pesquisa, o procedimento é necessário para que a Fepam licencie as obras.
– As dunas são áreas de preservação permanente e as passarelas são intervenções, por isso temos que fazer este estudo sobre fauna, flora, morfologia, etc. E, além disso, ainda é necessário justificar a presença das passarelas – explica.
De acordo com o biólogo, as dunas costeiras são importantes, pois são refúgio para animais e plantas nativas e esta biodiversidade é fundamental para manter o equilíbrio das espécias. É o caso das corujas que se refugiam nas dunas e impedem que a população de ratos se prolifere na região, por exemplo. As dunas funcionam ainda como barreiras de proteção natural contra o avanço do mar.
– Já verificamos que temos áreas cuja vegetação está bastante comprometida em função do impacto do pisoteio e do trânsito. Com as passarelas, vamos resgatá-las – revela o biólogo.
Para que os veranistas entendam a importância da preservação destes pontos, as passarelas contarão com placas educativas. Além disso, com áreas de contemplação e e bancos, a prefeitura pretende que elas não sejam apenas trechos de passagem.
A referência para a implantação das passarelas são as já existentes em Tramandaí e na praia do Cassino. Em Capão, a parceria da prefeitura prevê ainda que a manutenção dos locais seja feita por hotéis da cidade.
Os sete pontos onde as passarelas serão implantadas foram escolhidos por já possuírem movimento consolidado: uma será colocada em Curumim, uma em Araçá, duas em Arrio Teixeira e três no centro de Capão da Canoa.
Tramandaí
Em Tramandaí, existem seis passarelas de travessia sobre as dunas. As cinco da Avenida Beira Mar foram construídas em 2003 e a outra ficou pronta em 2008 e está localizada na Rua Dom Pedro II.
A previsão, de acordo com o secretario do Meio Ambiente Milton Haack, é que novas passarelas sejam implantadas nos balneários da Zona Sul e em mais pontos da beira-mar.
– Já há uma inserção das dunas na paisagem urbana. As passarelas tornaram-se um ponto de contemplação e, ao serem usadas para chegar até a praia, estamos também cuidando das dunas.
(Zero Hora, 18/01/2011)