A secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, recebeu nesta segunda-feira (17), uma comitiva para tratar da questão do licenciamento ambiental e da situação de espécies dos peixes dourado e surubim para verificar a possibilidade de liberação. De acordo com o grupo, o decreto existente liberando a pesca de dourados e surubins foi cassado pelo Ministério Público pela falta de estudo sobre a quantidade das espécies.
Após a reunião, ficou definido que será montado um grupo de trabalho, formado por pessoas ligadas à aqüicultura e por técnicos da Sema e Fepam para a elaboração do estudo e possível liberação das espécies, importantes para a sobrevivência dos pescadores da região macronorte do Rio Grande do Sul. Contudo, a secretária deixou claro que a pesca das espécies segue proibida devido à ação cautelar do Ministério Público e somente poderá ser liberada após o estudo e aprovação do MP.
A comitiva também tratou sobre o licenciamento de açudes para a psicultura. Neste sentido, ficou decido que a Sema passará a integrar o grupo de trabalho vigente para auxiliar na elaboração de uma proposta, que deverá ser encaminhado por intermédio do Governo do Estado.
Além de Jussara Cony e do secretário adjunto, Hélio Corbellini, estavam presentes na reunião o vice-prefeito de Ajuricaba, Airton Cossetin, os integrantes do Pólo de Aqüicultura, Laudir Luz Auozani, Tomaz Galvão de Bem, Ailton Croda e Jalmar Mai, a superintendente federal da Pesca e Aquicultura/MDA - POA, Adriane Lobo Costa, o deputado federal Dionilso Marcon, Ronaldo Franco, representando o deputado estadual Edgar Pretto, o representante do Ibama/RS, Maurício Vieira de Souza e o presidente do Fórum da Pesca e da Colônia de Pescadores Z - 22 de Irai, Luiz Carlos Amaro e o técnico da Fepam Juarez Jefermann Laudir.
(Assecom Sema, 18/01/2011)