A prefeitura de Bagé, no Rio Grande do Sul, assinou decreto que coloca a cidade em situação de emergência devido à estiagem que assola a região. Com isso, chega a 12 o número de municípios gaúchos em emergência por conta da falta de chuvas, segundo a Defesa Civil Estadual.
Foram recebidos os decretos de Candiota, Pedras Altas, Herval, Hulha Negra, Santana do Livramento, Lavras do Sul Pedro Osório e Cerrito. Piratini, Pinheiro Machado, Aceguá e, agora, Bagé aguardam a homologação de sua Notificação Preliminar de Desastre (Nopred).
O anúncio de que Bagé entraria com a notificação foi feito pelo prefeito, Dudu Colombo, após reunião com representantes da Defesa Civil, Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb), dos segmentos de produção, e do governo.
"Com isto, vamos buscar, junto aos governos federal e estadual, recursos que possibilitem auxiliar o município com as necessidades, além de utilizar verbas municipais para este fim", disse Colombo.
De acordo com diagnóstico feito sobre os prejuícos da falta de chuvas, as perdas na pecuária da cidade atingiram a marca de R$ 24,3 milhões, seguido por R$ 8,6 milhões na agricultura.
(Terra, 15/01/2011)