O número de vítimas em um acidente ocorrido em uma empresa de niquelação e cromeação, na zona sul de São Paulo, subiu para quatro. As vítimas morreram quando limpavam um tanque contendo resíduos químicos, no Jardim São João, zona sul de São Paulo.
Outras três pessoas ficaram intoxicadas e foram socorridas a hospitais da região, onde permanecem internadas. O acidente foi registrado na DPPC (Delegacia de Polícia de Proteção à Cidadania).
Segundo informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública) o acidente ocorreu por volta das 10h40 deste sábado. A Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de acidente de trabalho em uma empresa da rua José Barros Magaldi. No local, encontraram um funcionário morto e outros quatro intoxicados pela provável inalação de ácidos sulfúrico e muriático, usados na limpeza dos tanques de niquelação e cromeação.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou mais dois corpos no tanque, que continha resíduos de produtos químicos. Uma unidade do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi chamada para auxiliar no socorro. A quarta pessoa morreu logo após receber os primeiros socorros.
Segundo a SSP, testemunhas disseram que um dos funcionários fazia a limpeza e desmaiou ao inalar os produtos, caindo no tanque. Outras duas pessoas tentaram socorrê-la e também caíram, morrendo em seguida.
De acordo com o representante da empresa, todos usavam os equipamentos de proteção, como máscaras, luvas, botas e aventais, conforme recomendação da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
As vítimas de intoxicação foram encaminhadas ao hospital do Campo Limpo e os pronto-socorros São Paulo e do M’Boi Mirim, onde permanecem internadas, em observação.
A área onde ocorreu o acidente foi preservada pela polícia para ser realizada perícia técnica. O caso será investigado pela Polícia Civil.
(Clic A Piaui, 15/01/2011)