A Corsan vai construir em Xangri-lá a primeira Unidade de Saneamento sustentável para atendimento ao público. Nesta quarta-feira, 12, foi realizada uma reunião entre o prefeito Celso Barbosa e o diretor-presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, quando foi definida a contratação de uma empresa construtora, conforme estabelece a lei de licitações.
O projeto do prédio foi desenvolvido por técnicos da Corsan e prevê o conforto térmico, acústico, de iluminação, redução e reuso de água (com uso de cisterna e recirculação), eficiência energética e uso de energia solar, tratamento e reuso de esgoto, isolamento térmico e acústico, telhado verde, gestão de resíduos e também de educação ambiental. O local também será preparado para incorporar novas tecnologias como, por exemplo, energia eólica e células fotovoltaicas.
O prédio terá 311 metros quadrados e será construído na Avenida Paraguassu, ao lado da Igreja Matriz, e será uma referência na questão da sustentabilidade e de preocupação com o meio ambiente. Ainda na reunião foi definido o encaminhamento de solicitação de financiamento junto ao Ministério das Cidades, da extensão de redes coletoras de esgotamento sanitário na Avenida Paraguassu, no trecho de maior concentração comercial.
(Gazeta do Sul, 14/01/2011)