O vereador Adeli Sell (PT) cobrou nesta semana, do prefeito José Fortunati, a falta de resposta ao Pedido de Informações encaminhado há mais de um mês acerca de contratos de serviços firmados com empresas terceirizados pelo DMLU. Adeli relata que foi procurado por funcionários do departamento e das empresas terceirizadas, denunciando que estas empresas não cumprem nem metade das horas acordadas contratualmente para realização do serviço.
"O resultado pode ser visto nas ruas, onde um número insuficiente de funcionários é obrigado a executar o serviço de forma apressada, jogando os sacos de lixo em caminhões em movimento, deixando pelo caminho um rastro de lixo que escapa de suas mãos e que a cobrança de rapidez impede recolher", explicou o vereador.
Segundo Adeli, apesar de reiterados protestos de cidadãos da cidade, bem como dos funcionários obrigados a trabalhar em condições desumanas, não há qualquer fiscalização por parte dos órgãos responsáveis da prefeitura. “Neste final de semana, a rua Riachuelo e a praça da Matriz foram tristes exemplos deste serviço feito pela metade. O cheiro de lixo era tão forte que, apesar do calor, muitos moradores das redondezas tiveram que manter suas janelas fechadas buscando minimizar a situação”, disse o vereador que é residente na área central da cidade.
Adeli decidiu tornar públicas as denúncias, visto não haver obtido resposta através dos canais previstos entre o Legislativo e o Executivo. “Só me resta cobrar publicamente do prefeito uma atitude responsável frente ao verdadeiro caos em que a cidade se transformou, com restos de lixo apodrecendo nas ruas, infestando a cidade de mau-cheiro e fomentando a proliferação de insetos e roedores, uma verdadeira ameaça à saúde pública”.
(Por Lucia Jahn, Gabinete do vereador Adeli Sell, CMPA, 12-01-2011)