Novo sistema de monitoramento via satélite em tempo real da coleta de lixo começa a ser implantado em Porto Alegre a partir deste final de semana. A iniciativa faz parte de uma série de ações colocadas em prática pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) visando qualificar o serviço prestado à população.
Os 53 veículos compactadores utilizados na coleta serão equipados com o novo dispositivo até o final de janeiro. A ferramenta gerará um relatório completo sobre o serviço executado. “É um sistema mais moderno e eficiente que permitirá mais agilidade e fiscalização na operação, evitando eventuais falhas nos 136 roteiros atuais de coleta”, frisou o diretor do DMLU, Mario Moncks. “Além de um maior controle na coleta, a prefeitura também estará respondendo à população sobre a eficácia da operação”, enfatizou a prefeita em exercício, Sofia Cavedon, que reuniu-se na manhã de hoje com a direção do DMLU e da empresa responsável pela coleta em Porto Alegre, para conhecer detalhes do projeto.
A empresa contratada para o serviço de coleta de lixo, a Sustentare, disponibiliza atualmente 361 coletores (garis) e 53 caminhões compactadores na operação de coleta de lixo da cidade, 15% a mais do exigido em contrato.
(Prefeitura de Porto Alegre, 13/01/2011)