Após 17 meses de negociações e sucessivos processos licitatórios realizados sem sucesso, a Administração Municipal de Venâncio Aires assinou ontem, 11, contrato com a Cooperativa dos Trabalhadores em Triagem e Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos de Paraíso do Sul Ltda. (COORECIPAS), que será responsável pela reativação dos trabalhos na Usina de Triagem de Linha Estrela.
Nos próximos dias, a cooperativa, que já atua nos municípios de São Borja e São Gabriel, selecionará interessados de Venâncio Aires para associarem-se e iniciar o trabalho na Capital do Chimarrão. A expectativa, no primeiro momento, é reciclar cerca de 8% das 753 toneladas de lixo produzidos mensalmente pela população de Venâncio Aires. No futuro, com a instalação de uma usina de compostagem no mesmo local, será possível reciclar até 20% do lixo doméstico do município.
A administração municipal repassará mensalmente R$ 4.513,09 para a administração da cooperativa, que será responsável por toda a triagem dos resíduos recicláveis e comercialização dos mesmos. O pagamento inicia a partir do início do funcionamento da usina, que atualmente é utilizada apenas para transbordo do lixo recolhido na cidade e interior e que depois é encaminhado para aterro sanitário licenciado em Minas do Leão.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, César Ernsen, a Usina de Linha Estrela será limpa nos próximos dias e passará por reformas para melhor atender à demanda de trabalho da cooperativa. “Vamos começar com a usina de triagem e, futuramente, pensamos na instalação da usina de compostagem, que pode transformar em adubo o lixo orgânico e reduzir significativamente os atuais custos da Prefeitura com o transporte de resíduos”, revela Ernsen.
(Gazeta do Sul, 13/01/2011)