A Enerfin do Brasil pretende implantar no Parque Eólico de Palmares do Sul, no Litoral Norte gaúcho, mais 42 megawatts (MW) - de um total de 50 MW - conquistados nos leilões de energia eólica do governo federal. O parque, concluído em dezembro, conta com quatro aerogeradores e potência instalada de 8 MW.
O projeto é o último compromisso assumido pela empresa dentro do Programa Federal de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa). No total, serão 25 aerogeradores até 2012 que estarão localizados em uma área situada a 30 quilômetros da cidade de Palmares do Sul. A operação desses 50 MW ficará a cargo da empresa Parques Eólicos Palmares S/A., criada especificamente para este fim.
Ainda no Rio Grande do Sul serão instalados pela Enerfin mais 100 MW em Osório, também obtidos por meio dos leilões realizados em 2009 e 2010. As obras devem iniciar neste primeiro semestre, com previsão de entrada em operação até julho de 2012. Com os novos projetos de Osório e Palmares do Sul, a empresa de origem espanhola duplicará sua capacidade instalada no Estado - atualmente de 150 MW.
(Correio do Povo, 13/01/2011)