Cerca de 20 mil casas estão ameaçadas devido às enchentes em Brisbane, a terceira maior cidade da Austrália. O rio que passa pelo centro de Brisbane subirá mais um metro nesta quinta-feira, segundo os meteorologistas. Conforme as autoridades, a cidade de cerca de 2 milhões de habitantes enfrenta as piores inundações desde 1893. A água lamacenta já alcança a altura das sinaleiras em alguns bairros. Ruas inteiras estão inundadas e a capital de Queensland dá a impressão de ser uma cidade fantasma.
As chuvas já causaram pelo menos 12 mortes neste grande estado do Nordeste australiano. Há dezenas de desaparecidos. As mesmas cenas de caos foram registradas em Ipswich, com a cheia do rio Bremer. Na terça-feira, uma parede de água de oito metros de altura arrasou o centro da cidade de Toowoomba.
O total de desabrigados supera as 200 mil pessoas na parte oriental do país. Segundo o banco ANZ, a economia australiana entrará em recessão no primeiro trimestre devido aos danos causados pelas águas no setor agrícola, minerador e turístico.
(Correio do Povo, 13/01/2011)