Preocupados com o cenário atual em que o Rio dos Sinos se encontra, em função da estiagem, integrantes do Consórcio Pró-Sinos definiram ontem, em reunião, a data do primeiro mutirão de limpeza do Rio dos Sinos neste ano. Será na quinta-feira, dia 13, a partir das 8h30, na Rua da Praia, em frente ao Clube Humaitá, em São Leopoldo. A atividade é aberta à comunidade e vai contar com a presença do prefeito Ary Vanazzi, de secretários, além de associações de reciclagem da cidade.
COMO SERÁ
Serão distribuídos sacos de lixo e luvas para a coleta, que poderá ser feita por água, com o auxílio de um barco, e por terra. Todos os resíduos serão encaminhados ao aterro sanitário. "Esperamos que com a ajuda do pessoal seja possível limpar a área definida’’, disse o diretor executivo do Pró-Sinos, Júlio Dorneles, referindo-se ao trecho da ação, entre a ponte Henrique Roessler e o clube Humaitá.
Reunião com Estado dia 28
Secretários do Meio Ambiente de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas e Esteio, além do secretário de Limpeza Pública (Selip), Mário Selli, e representantes da Comusa e Famurs reuniram-se ontem à tarde na Câmara de Vereadores. Eles definiram tópicos que estão pendentes na região em relação ao Rio dos Sinos. Entre as questões que serão discutidas com a secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, dia 28, é a criação do Departamento Estadual de Resíduos Sólidos.
Melhorias para Novo Hamburgo
Novo Hamburgo - Para o responsável do setor de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio de Ambiente de Novo Hamburgo, o engenheiro Valtemir Bruno Goldmeier, a criação do Departamento Estadual de Resíduos Sólidos, um dos tópicos a serem debatidos com o Estado dia 28, reduzirá a despesa do Município com o transporte de lixo para Minas do Leão. "Com a aprovação também de um plano municipal de resíduos, poderíamos diminuir em 25% o volume transportado", destacou Goldmeier. A quantidade seria reduzida de quatro para três toneladas por mês porque seriam implementados novos programas de reciclagem. Essa é a medida que traria resultados mais urgentes para Novo Hamburgo.
(Jornal VS, 12/01/2011)