Representantes de municípios e de companhias de saneamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos se reunirão nesta quarta-feira, 12, com o Ministério Público para se manifestar sobre a adesão de estabelecer as estratégias de ação do Pacto pelo Rio dos Sinos. O objetivo é definir as medidas emergenciais para frear a poluição e o despejo de resíduos sem tratamento no rio. O encontro acontece a partir das 14h na Câmara de Vereadores de São Leopoldo (Rua Independência, 66 – Centro).
O Pacto pelo Rio dos Sinos foi proposto pelo promotor Regional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, em um encontro realizado de forma emergencial em 15 de dezembro. A busca pelo acordo foi motivada após a mortandade de peixes ocorrida no começo de dezembro.
As propostas feitas pelo Ministério Público aos municípios e às companhias de saneamento são fazer o monitoramento da água do rio em tempo real, formar uma força-tarefa de fiscalização industrial e agrícola, realizar auditorias ambientais, fiscalizar o correto tratamento e destinação do esgoto doméstico e elaborar os planos municipais de saneamento até dezembro deste ano.
Nesta quarta-feira, as administrações devem se manifestar sobre a adesão ao Pacto e apresentar novas sugestões.
(Por Natália Pianegonda, MP-RS, 11/01/2011)