A prefeita em exercício, Sofia Cavedon, e o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Moncks, acompanharam a coleta de lixo na manhã de hoje, 10, no Bairro Teresópolis, no trecho da rua Ludolfo Boehr até a Estrada dos Alpes. A prefeita pôde ver na prática o trabalho do DMLU e a necessidade que o poder público tem de receber auxílio das comunidades.
Sofia alerta para que a população contribua também com limpeza urbana da cidade, evitando principalmente os focos de lixo. “Os moradores devem respeitar os dias e horários de coleta. Isso é fundamental para que o lixo não fique acumulado e exposto durante todo o dia, até ser retirado pelo DMLU. É necessário realizar um trabalho de reeducação com os cidadãos”, enfatizou a prefeita em exercício. “Hoje, o DMLU coleta uma média de 500 toneladas diárias desse tipo de lixo descartado irregularmente e o custo disso é de cerca de R$ 800 mil mensais, dinheiro que poderia estar sendo investido em tanta coisa importante que falta à cidade”, completa Moncks.
A implantação da coleta mecanizada do lixo através de contêineres em uma área piloto da cidade é outra medida que será adotada este ano pela prefeitura para dinamizar ainda mais o processo de coleta. Na primeira etapa da modernização, cerca de 9% da população será contemplada. O edital de licitação foi publicado no dia 9 de dezembro. Os envelopes de habilitação serão abertos nesta quarta-feira, 12, e o resultado deverá ser divulgado no dia 20. A previsão é de que a empresa vencedora da concorrência instale 1,2 mil contêineres para a coleta de lixo domiciliar em 11 bairros a partir de julho.
Benefícios - As vantagens imediatas da coleta de lixo domiciliar em contêineres - aos moldes do que é feito em Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e nas cidades uruguaias de Punta del Este e Montevidéu - serão o desaparecimento quase total dos caminhões de lixo (ficam só quatro) no trânsito dentro desta área de muito movimento de carros, o fim da ação da chuva, do vento e de animais nos sacos de lixo, que poderão ser dispostos nos contêineres a qualquer hora do dia ou da noite, e a diminuição da ação de catadores informais.
Telefones para informações e retirada de focos de lixo: (51) 3289 6999 ou 156.
(Prefeitura de Porto Alegre, 10/01/2011)