Buscando sempre as melhores práticas ambientais, a Veracel Celulose vai utilizar, a partir do segundo semestre de 2011, o GNP ( Gás Natural de Petróleo) no Forno de Cal de sua fábrica, em Eunápolis, no extremo sul da Bahia.
A licença de implantação do gasoduto para a Bahiagás foi publicada no diário oficial do dia 6 de janeiro (Portaria Nº 13.960 DE 06 DE JANEIRO DE 2011). Com a liberação da licença, a previsão é que as obras de implantação do gasoduto iniciem já na segunda quinzena de janeiro com conclusão para o início do 2º semestre deste ano.
O licenciamento prevê a implantação de um duto para transporte de gás natural do Gasoduto Tronco Cacimbas-Catu (GASCAC) até a fábrica da Veracel Celulose. De acordo com Ari Medeiros, diretor industrial da Veracel, a substituição do óleo BPF 1A pelo GNP visa o investimento na utilização de um combustível mais limpo, com vantagens ambientais significativas - devido à redução das emissões de enxofre (TRS) via combustão mais limpa do gás no forno, mais segurança no manuseio e transporte e maiores facilidades operacionais. O gasoduto elimina os riscos de transporte, abastecimento / descarga e o número de caminhões nas estradas. Outro fator importante é a redução dos custos de operação e logística, previstos em cerca de 20%, a partir de 2012.
“Demonstramos interesse nesta substituição desde 2008, quando soubemos da possível disponibilização do GNP via GASENE em nossa região, no final de 2010. Há dois anos, estamos negociando com a Bahiagás para a efetivação deste processo que entra em atividade a partir de 01 de julho de 2011”, explicou Medeiros. A Veracel tem um volume baixíssimo de emissão de CO2 (veja gráfico). Com essa iniciativa, reduzirá ainda mais a emissão de gases causadores do efeito estufa.
(Site Popular, 08/01/2011)