O vice-governador do Estado, Beto Grill, que está encabeçando o grupo de trabalho com cinco secretarias para acompanhar a estiagem no Rio Grande do Sul, disse que o fenômeno La Niña já produz efeitos negativos e a ideia é oferecer às populações atingidas o suporte necessário. Ele afirmou, à Rádio Guaíba, na manhã desta sexta-feira, que serão construídos 20 mil microaçudes para amenizar o problema.
Segundo Grill, serão desenvolvidas ações necessárias para que a seca não se transforme em uma tragédia para a região da Campanha. Ele adiantou que alguns projetos preveem a construção dos microaçudes com licenciamento ambiental prévio. Contudo, disse que ainda faltam buscar os recursos e iniciar as obras.
O político garantiu que as cestas básicas para quem mora nas periferias já estão sendo enviadas, mas não soube precisar quantas famílias serão beneficiadas. Grill terá reunião com 12 prefeitos de cidades atingidas pela estiagem, na tarde desta sexta-feira, para encaminhar documento que pedirá a liberação de recursos para amenizar os prejuízos, principalmente os agropecuários.
(Correio do Povo, Portal Vitrine, 08/01/2011)