População acaba colocando resíduos em qualquer lugar. Saiba o que fazer com cada tipo de lixo
Uma das reclamações mais comuns em Porto Alegre é sobre o lixo jogado em locais indevidos, como terrenos baldios e parques. Na sexta-feira, o Diário Gaúcho publicou reportagem revelando que as pessoas jogam todo tipo de entulho no Guaíba. Com a baixa no nível das águas, devido à estiagem, tudo ficou à mostra.
Isso acontece, muitas vezes, por culpa da própria população que joga os resíduos produzidos em qualquer lugar.
Para que o morador da Capital saiba onde descartar o que não será mais utilizado, o Diário Gaúcho publica neste final de semana os serviços oferecidos pelo DMLU. A lista foi repassada pelo próprio departamento.
- Terrenos baldios
Entre os principais problemas apurados pelo Serviço de Fiscalização do DMLU estão as denúncias sobre focos de lixo em terrenos baldios. Constatada a situação, o fiscal procura identificar o proprietário do imóvel irregular. O mesmo é notificado para providenciar a limpeza, e se for o caso, o fechamento do terreno. Se o proprietário não atender à notificação, o DMLU o autua. E, se não houver qualquer atitude do dono do imóvel, o departamento realiza o serviço e cobra do proprietário.
Denúncias: pelo email dmlu@dmlu.prefpoa.com.br ou pelos telefones 156 e 3289-6982.
- Madeiras e móveis
Restos de madeiras, aglomerados e compensados, móveis inservíveis deverão ser destinados à Estação de Transbordo na Lomba do Pinheiro, na Estrada Afonso Lourenço Mariante, 4401. Mas somente as empresas cadastradas no DMLU podem descartar resíduos no local.
Esse serviço é executado mediante o pagamento de tarifa. A contratação é feita diretamente com as transportadoras. Confira a lista de empresas cadastradas no site www.portoalegre.rs.gov.br/dmlu ou pelos fones 156 e (51) 3289-6979.
- Remédios vencidos
Medicamentos vencidos devem ser entregues nas três lojas da farmácia de manipulação Pharma & Cia ou em uma das 14 lojas Panvel credenciadas para isto. A lista está disponível no site www.portoalegre.rs.gov.br/dmlu ou pelo fone 156.
- Aterros de resíduos da construção civil
Os resíduos de construção civil e os resultantes de remoções de vegetação e escavação de solos são de responsabilidade de quem fez a obra ou removeu o vegetal. O DMLU tem aterros especiais para o descarte de resíduos tipo A (caliça, solos e rochas).
- Pilhas e baterias
A Smam, em parceria com o Banco Real, disponibiliza postos para o descarte de pilhas. Informações: 156.
- Eletrônicos
A Procempa é ponto permanente para coleta de resíduos eletrônicos. Qualquer cidadão pode descartar seu lixo tecnológico (computadores, CPUs, etc) na recepção da empresa (Avenida Ipiranga, 1200).
- Postos de Entrega de Lixo Seletivo (Pev)
O Pev é mais uma alternativa para o cidadão entregar seu lixo reciclável, sem precisar esperar a passagem do caminhão da coleta seletiva.
Confira a lista dos postos de entrega no site www.portoalegre.rs.gov.br/dmlu ou pelos fones 156 e 3289-6979.
- Pneus velhos
Qualquer pessoa pode entregar os pneus velhos em uma das 26 capatazias do DMLU. De lá, o material é encaminhado para um depósito na Zona Norte e, depois, encaminhados à reciclagem ou para reaproveitamento.
Para saber qual o posto mais próximo de sua casa, ligue para 3289-6979.
- Descarte do óleo de cozinha
A cidade dispõe de 149 postos de entrega de óleo de fritura usado espalhados pela cidade. Recomenda-se colocar o óleo em recipientes como garrafas de plástico ou vidro para entregá-lo em um desses pontos. Esse óleo é encaminhado depois à reciclagem. Informações: 3289-6987 e 3289-6904.
- Lâmpadas
As lâmpadas fluorescentes queimadas devem ser entregues (devolvidas) para as lojas que as comercializam, preferencialmente onde foram adquiridas. Elas são responsáveis legais pelo destino do produto. A legislação proíbe o descarte em aterros sanitários, por isso o DMLU não pode recolher esse tipo de lixo.
Cuidado: as lâmpadas fluorescentes, quando quebradas, liberam um gás tóxico.
SAIBA MAIS
Quem quiser fazer o descarte usando veículo próprio deve adotar o seguinte procedimento:
- Comparecer à Divisão de Destino Final (Avenida Azenha, 631, sala 42) para obter orientações sobre os resíduos que podem ser descartados no local. Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Preço: R$ 73,44 – até o limite de uma tonelada.
- Adquirir o tíquete correspondente ao volume do veículo a ser usado, mediante o pagamento de tarifa de destino final.
Aterro Anchieta
- Aterro de Entulhos da Construção Civil e Reaproveitamento de Resíduos Arbóreos Endereço: Avenida das Indústrias, 1395 – junto ao Aeroporto Salgado Filho
Central de Resíduos da Construção Civil
- l Aterro de Entulhos da Construção Civil e Reaproveitamento de Resíduos Arbóreos Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 5749 Site: www.centralderesiduos.com.br Telefone: 8117-1254
(DIÁRIO GAÚCHO, 08/01/2011)