Depois de análises feitas a três crianças em Gaohe, província de Anhui, no leste do país, que indicaram a presença de elevados níveis de chumbo no sangue, as autoridades conduziram um rastreio a mais de outras 280 – e um número acima das 200 deu resultados positivos de envenenamento. Pelo menos 24 estão hospitalizadas.
Uma das crianças registava um nível de 330,9 microgramas de chumbo por litro de sangue, sendo o parâmetro de 100 microgramas considerada já o suficiente para causar um impacto negativo no desenvolvimento cerebral infantil.
Foram já entretanto encerradas as duas fábricas tidas como responsáveis, que se localizam a menos de 500 metros de distância de zonas residenciais – à revelia da lei de protecção ambiental – é hoje avançado pela agência noticiosa Xinhua. Uma destas unidades fabris fica separada dos bairros residenciais por não mais do que uma estrada, era avançado.
“Podemos concluir que o envenenamento foi causado pela poluição de chumbo proveniente das fábricas de pilhas”, avaliou o director do departamento pediátrico do hospital da província de Anhui, Zhang Gong, citado pelas agências noticiosas.
O envenenamento por chumbo, que normalmente ocorre de forma lenta com a prolongada exposição a pequenas quantidades da substância tóxica, pode danificar várias partes do organismo, incluindo os sistemas nervoso, digestivo, renal e reprodutivo, e ainda provocar tensão alta, anemia e convulsões.
O ministro chinês do Ambiente instara no passado recente a medidas urgentes de protecção para resolver os casos frequentes de envenenamento devido à poluição industrial no país que têm causado uma maciça contestação pública – incluindo o de envenenamento por chumbo, no ano passado, de mais de 600 crianças.
(Publico.PT, 06/01/2011)