O recuo do nível das águas é expressivo no Guaíba. No trecho entre a Usina do Gasômetro e o Anfiteatro Pôr do Sol, assim como na orla de Ipanema, é possível avistar pedras e grande quantidade de resíduos sólidos lançados no manancial. Em alguns pontos, é possível avistar bancos de areia. Os flutuadores do Bar Pôr do Sol Flutuante, por exemplo, estão à mostra. "O nível baixa diariamente", atestou o gerente do estabelecimento comercial, Jefferson Centeno.
Em Porto Alegre, ainda não há problemas para o abastecimento, mesmo com o nível do Guaíba apenas 51 centímetros acima do nível do mar, próximo ao Parque da Harmonia.
Na Ilha da Pintada, o nível baixou 20 centímetros em apenas 48 horas, caindo de 62 para 42 centímetros. "Nos meses de janeiro e fevereiro, o nível médio fica na faixa dos 50 centímetros", explicou o coordenador da Defesa Civil, Leo Antônio Bulling.
A equipe técnica do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), entretanto, assegurou que nos pontos onde é feita a captação da água a situação permanece sob controle, sem risco de desabastecimento.
(Correio do Povo, 06/01/2011)