Os municípios de Cerrito e Pinheito Machado estão recebendo ajuda da Defesa Civil estadual, apesar de ainda não terem decretado situação de emergência devido à estiagem. Um reservatório de 4 mil litros foi entregue nesta quarta-feira para cada cidade.
O sub-chefe da Defesa Civil estadual, major Oscar Luiz Moiano, explica que mesmo os municípios que não decretaram situação de emergência estão recebendo auxílio.
— Esse fenômeno afeta a região da Campanha quase como um todo, e mesmo municípios que não decretaram situação de emergência enfrentam o problema de abastecimento. Por isso a ajuda nesse caso de Cerrito.
Já decretaram situação de emergência os municípios de Candiota, Herval e Pedras Altas.
Grupo de trabalho contra estiagem
Nesta quarta-feira o governo do Estado adotou medidas para garantir abastecimento de água a municípios atingidos pela seca. A prioridade do grupo de trabalho formado para tratar da estiagem é garantir o fornecimento de água para a população e para o gado.
Equipes da Defesa Civil e da secretaria de Obras utilizarão máquinas para abrir reservatórios de armazenamento da água.
— A situação ela é grave em algumas comunidades rurais afastadas das sedes dos municípios. Nas sedes dos municípios a situação é de normalidade. A falta de infraestrutra em locais afastados há falta de água potável. Estamos acompanhando o quadro porque sabemos que esse fenômeno é lento e gradual — explicou o major Moiano.
(Zero Hora, 05/01/2011)