Agência da ONU diz que demanda deve exceder produção em 2011; preço do trigo nos EUA subiu cerca de 50% na 1ª quinzena de dezembro.
Relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, indica que a relação entre a oferta e a demanda mundial por cereais vai continuar apertada na safra de 2011. A agência projeta uma redução de 6% dos estoques globais de cereais, equivalente a 32 milhões de toneladas, para atender às necessidades de consumo.
Preços
Segundo comunicado da FAO, a oferta escassa tem provocado um aumento dos preços mundiais dos alimentos nos últimos meses. Na primeira quinzena de dezembro de 2010, o preço do trigo nos Estados Unidos subiu 47%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Mas o nível ainda está 33% abaixo do recorde atingido em março de 2008. O comunicado diz que as chuvas na Austrália e o tempo seco em alguns países produtores explicam a recente alta dos preços.
África
Em 2010, a produção mundial de cereais mostrou queda de 1,4% em relação à safra de 2009, para 2,22 bilhões de toneladas. O maior declínio foi registrado em países exportadores.
De acordo com a FAO, a oferta de cereais deve subir 2,5% este ano, em países de baixa renda e com déficit de alimentação. O maior aumento será na África, onde a agência prevê colheitas recordes. A projeção exclui o norte do continente africano.
(Envolverde/Rádio ONU, 05/01/2011)